ARMAHDA lança ‘Quitéria’, heroína da História do Brasil, com participação de Fernanda Lira
Inspirada na figura de Maria Quitéria de Jesus, a composição musical evoca os marcantes episódios ocorridos na Bahia em 1823, quando, após a declaração oficial da independência em 1822, o Brasil enfrentou embates determinantes para a consumação da sua separação definitiva do domínio português.

O Armahda, banda reconhecida por transformar episódios históricos brasileiros em música pesada e épica, apresenta o segundo single do seu próximo álbum: “Quitéria”. A faixa, lançada nas plataformas digitais em setembro de 2024, ganha agora destaque com a participação especial da vocalista Fernanda Lira (Crypta), símbolo da representatividade feminina no metal nacional. Formado por Maurício Guimarães (vocal), Renato Domingos (guitarra), Alexandre Dantas (guitarra), João Pires (bateria) e Paulo Chopps (baixo), o ARMAHDA volta com histórias marcantes e músicas que empolgam do início ao fim.
Assista o lyric video:
Música no Spotify
Inspirada em Maria Quitéria de Jesus, uma das figuras mais emblemáticas da consolidação da independência brasileira, a música retrata os intensos eventos de 1823 na Bahia, quando, após a independência oficial de 1822, o Brasil enfrentou confrontos decisivos para romper definitivamente os laços com Portugal.

Quitéria, que desafiou padrões da época ao alistar-se no exército brasileiro disfarçada de homem, destacou-se por sua bravura e dedicação. Mesmo após ter sua identidade revelada, foi mantida no batalhão por ordem de seu comandante e lutou até a libertação de Salvador, em 2 de julho de 1823 – data celebrada até hoje no estado como o verdadeiro marco da independência.
“Falar sobre a importância da Bahia no processo de independência do Brasil já era um desejo antigo do Armahda”, conta Maurício Guimarães, vocalista. “Sabemos que foi em 2 de julho que o povo baiano consagrou essa causa, colocando vidas em risco.”
REDES SOCIAIS:
|
PARCERIA E DIVULGAÇÃO:
SITE |
|
Comentários (0)