cover
Tocando Agora:

ARMAHDA lança ‘Quitéria’, heroína da História do Brasil, com participação de Fernanda Lira

Inspirada na figura de Maria Quitéria de Jesus, a composição musical evoca os marcantes episódios ocorridos na Bahia em 1823, quando, após a declaração oficial da independência em 1822, o Brasil enfrentou embates determinantes para a consumação da sua separação definitiva do domínio português.

ARMAHDA lança ‘Quitéria’, heroína da História do Brasil, com participação de Fernanda Lira
ARMAHDA lança ‘Quitéria’, heroína da História do Brasil, com participação de Fernanda Lira (Foto: Reprodução)

O Armahda, banda reconhecida por transformar episódios históricos brasileiros em música pesada e épica, apresenta o segundo single do seu próximo álbum: “Quitéria”. A faixa, lançada nas plataformas digitais em setembro de 2024, ganha agora destaque com a participação especial da vocalista Fernanda Lira (Crypta), símbolo da representatividade feminina no metal nacional. Formado por Maurício Guimarães (vocal), Renato Domingos (guitarra), Alexandre Dantas (guitarra), João Pires (bateria) e Paulo Chopps (baixo), o ARMAHDA volta com histórias marcantes e músicas que empolgam do início ao fim.


Assista o lyric video: 


 

Música no Spotify 


Inspirada em Maria Quitéria de Jesus, uma das figuras mais emblemáticas da consolidação da independência brasileira, a música retrata os intensos eventos de 1823 na Bahia, quando, após a independência oficial de 1822, o Brasil enfrentou confrontos decisivos para romper definitivamente os laços com Portugal.


Quitéria, que desafiou padrões da época ao alistar-se no exército brasileiro disfarçada de homem, destacou-se por sua bravura e dedicação. Mesmo após ter sua identidade revelada, foi mantida no batalhão por ordem de seu comandante e lutou até a libertação de Salvador, em 2 de julho de 1823 – data celebrada até hoje no estado como o verdadeiro marco da independência.


Falar sobre a importância da Bahia no processo de independência do Brasil já era um desejo antigo do Armahda”, conta Maurício Guimarães, vocalista. “Sabemos que foi em 2 de julho que o povo baiano consagrou essa causa, colocando vidas em risco.

Para Renato Domingos, guitarrista da banda, a escolha de Maria Quitéria foi imediata: “Sempre quisemos escrever algo que representasse as mulheres na História do Brasil. E ter a Fernanda Lira como intérprete foi essencial para essa representatividade no metal.
Com “Quitéria”, o Armahda reforça seu compromisso com a valorização da cultura e da história nacional, resgatando personagens que merecem ser eternizados — agora também em forma de música.



A banda ARMAHDA lançou seu primeiro álbum autointitulado em 2013, trazendo uma proposta inovadora ao cenário do Heavy Metal. Explorando temas raramente abordados dentro do gênero, a banda rapidamente capturou a atenção tanto do público quanto da mídia especializada.

O primeiro álbum trata de temas históricos relevantes, como a Guerra de Canudos, Lanceiros Negros, e a Revolta da Armada, proporcionando uma aula de história através das letras de suas músicas. A banda disponibilizou todas as faixas para audição gratuita no YouTube, onde os ouvintes também podem conhecer a história por trás de cada letra.

Vale destacar que, além da turnê nacional, a banda ARMAHDA vem construindo uma trajetória sólida no cenário do metal. Lançou o single Last Farewell, inspirado no exílio de Dom Pedro II, unindo história e música com intensidade e profundidade. Também teve a honra de abrir shows para grandes nomes internacionais como Sabaton, Grave Digger e Vicious Rumors, além de realizar uma turnê pela Europa. Em sua apresentação no festival Metaldays 2018, na Eslovênia, embora não tenha se apresentado no mesmo palco, a banda teve a oportunidade de dividir o line-up com lendas como Judas Priest, Soulfly, Children of Bodom, Girlschool, Diamond Head e Coroner.

ARMAHDA continua a missão de relembrar episódios da nossa história e entreter através de sua música, trazendo a rica e fascinante história do Brasil para o palco do Heavy Metal.


REDES SOCIAIS:

      

INSTAGRAM

  

  FACEBOOK

 PARCERIA E DIVULGAÇÃO:

SITE

FACEBOOK

INSTAGRAM


YOUTUBE


Comentários (0)